Palestrantes Convidados
PEDRO NAVARRO possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1991), especialização em Línguistica Aplicada, por essa mesma instituição (1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, SP (1998), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP (2004) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem, pela Unicamp, Campinas, SP (2011) . Atualmente, é professor associado - nível C da Universidade Estadual de Maringá e pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de linha foucaultiana. É coordenador do GT - Estudos discursivos foucaultianos, na Anpoll, e líder do GEF - Grupo de estudos foucaultianos da UEM. Atua no Programa de pós-graduação em Letras, da UEM, orientando pesquisas sobre discurso, sujeito e poder, a partir de temas como sexualidade, velhice e identidades, incluindo as de gêneros, em textos e em imagens que circulam em jornais impressos e eletrônicos, em mídias televisivas, nas redes sociais e em discursos fílmicos.
Maria de Fátima Fonseca Guilherme Graduada em Letras e Mestre em Linguística com ênfase em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio PDEE (doutorado-sanduíche) na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atualmente é Professora Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no Curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - Cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Análise do Discurso de Linha Francesa e Análise Dialógica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada; Análise do Discurso; Ensino de LEs e Formação de Professores de LEs. É Membro/Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: 'Laboratório de Estudos Polifônicos' da UFU, 'Linguagem, Identidade e Memória' da PUC-SP e ?Grupo de Estudos Discursivos? da UFG - Catalão. É membro do Conselho Consultivo da Associação de Linguística Aplicada do Brasil.
Bento Sitoe Doutoramento em Linguística Africana - Ramo de Semântica Lexical (Universidade de Leiden); Mestrado em Linguística Africana - Ramo de Lexicografia (Universidade de Varsóvia). É docente e investigador na Universidade Eduardo Mondlane, no Departamento de Linguística e Literatura. Tem as seguintes áreas de interesse: Linguística Comparativa; Linguística Descritiva das Línguas Bantu; Lexicografia; Tradução e Literatura em línguas africanas. Sendo falante nativo de changane optou por escrever ficção neste idioma e publicou em 1983 a novela Zabela, posteriormente editada em versão bilíngue, changane-português e mais tarde também traduzida para inglês. Esta obra pioneira é a prova de que a literatura em línguas africanas tem público e tem futuro.
Aurea Cavalcante Santana Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Foi professora da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - durante 27 anos. Atualmente é professora Adjunto A - Nível II do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atua nos cursos de Graduação em Letras (Licenciatura) e na Pós Graduação, nas áreas de Português e Linguística. Coordena o Projeto de Pesquisa: Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas e participa também da Ação Saberes Indígenas na Escola. Tem experiência estudos em línguas indígenas e formação de professores indígenas. Tem se dedicado , ao longos dos últimos 13 anos, ao estudo das línguas indígenas, em especial das línguas Chiquitano e Wakalitesu/Nambikwara.
Alessandra Campos Lima da Costa Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2015). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Araguaia (2009). Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Trabalhou como Orientadora Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Licenciatura em Letras: Libras, turma 2006 e Bacharelado em Letras: Libras, turma 2008. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Goiás, no curso de Letras: Libras. Tem interesse em pesquisas nas áreas de narrativas de professores surdos, educação bilíngue e literatura surda.
Osvaldo Carlos Guirrugo Faquir, Doutorado em Linguística, especialização em
Linguística Aplicada. Exerce a atividade de docência na Faculdade de Letras e
Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Tem como áreas 7 de interesse a Escrita Acadêmica, a Linguística Descritiva das Bantu. Atualmente participa em equipas de pesquisa em Moçamique e Portugal, nomeadamente no Projeto Escrita Acadêmica, sob alçada da Cátedra de Língua Portuguesa Língua Segunda e Língua Estrangeira, onde é investigador, e no Projecto CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra, Portugal, como colaborador. Escreveu em co-autoria o livro intitulado Relatório do III – Seminário sobre a Padronização de Línguas Moçambicanas. É ainda autor de artigos com destaque para O ensino bilingue em Moçambique: um desafio político – estratégico. In: Folha Linguística. Maputo: FLCS- UEM; O ensino da escrita em contextos multilingues: desafios linguísticos, contextuais e metodológicos (no prelo); e Processo de ensino de gêneros acadêmicos: uma experiência com estudantes universitários da FLCS-UEM (no prelo).
João Paulo Ayub da Fonseca Graduou-se em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Estudos Literários e Ciência Política. Trabalhou com os temas do poder, biopolítica, governo de si e dos outros no pensamento de Michel Foucault durante a graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia. Desenvolveu em sua Tese de Doutorado estudo sobre a linguagem e a experiência na literatura de Graciliano Ramos. Projeto desenvolvido no estágio de pós-doutoramento: "Vidas à deriva: as rotas da exclusão em Lasar Segall e Moacyr Scliar". Realiza pesquisas nas áreas: Psicanálise, Estudos Foucaultianos, Literatura e Pensamento Social, Cultura e Violência. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento (PNPD/Capes) no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (UFG/RC).
Maria Valéria Rezende Graduou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e em Pedagogia pela PUC-SP. Fez mestrado em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba. Na década de 1960 começou a trabalhar com educação popular, atuando em diferentes regiões do país e em todos os continentes, em programas de formação de educadores.
Uma das escritoras mais talentosas da literatura brasileira contemporânea tem 75 anos, é freira missionária e vive fora do eixo cultural mais batido do país. Autora dos premiados romances Quarenta dias, vencedor do Jabuti em 2015, e Outros cantos, que em janeiro recebeu o prêmio Casa das Américas de 2016 e é uma das participantes da Flip 2017, Maria Valéria não espera encaixar no que costumam dizer sobre ela. À sua maneira discreta, porém franca e divertida, ela se faz conhecer através de uma escrita inventiva, solta e profunda, sem jamais ser pesada. Descobriu-se escritora – não só de romances, mas de contos, crônicas e de literatura infantojuvenil – aos 60 anos.